Criada em 2013 com o objetivo de desenvolver tecnologias para eliminar o plástico dos oceanos, a ONG The Ocean Cleanup anunciou o sucesso da fase de testes do System 002, o sistema mais recente criado pela empresa para a limpeza dos mares.
+Zizi Possi aparece com o neto, Matteo, e se derrete: “O colo da Nona também é seu”
+ Veja 7 cenas impressionantes e curiosas registradas em fotografias
+ Confira 10 imagens fofas ou engraçadas com animais
+ Lontra recupera celular de visitante em parque da China
O sistema funciona de maneira extremamente simples. Dois navios distantes puxam uma rede a baixíssima velocidade através de áreas com grande concentração de lixo plástico, rastreadas a partir de modelos computacionais. Depois de cheia, essa rede é fechada, com o material sendo levado para a costa e reciclado.
Durante a campanha de testes que foi de julho e outubro deste ano, o System 002 coletou do litoral pacífico do Canadá 29 toneladas de lixo. A empresa estima que o uso de mais unidades do System 002, combinado a outros processos de retenção do plástico já nos rios, permita reduzir em 90%, até 2040, o volume de plástico que vai parar nos oceanos.
BREAKING: the final test of System 002 is completed, and we have another big catch on deck. The Great Pacific Garbage Patch can now be cleaned.
The crew is already sorting the catch, and lots of information is still to be processed. Stay tuned! pic.twitter.com/CR8R7Xf6ur
— The Ocean Cleanup (@TheOceanCleanup) October 9, 2021